Alan Mathison Turing
Alan Mathison Turing nasceu em 23 de Junho de 1912 em Maida Vale, Londres Reino Unido, dois dias antes de rebentar a primeira Grande Guerra Mundial. Pertencente a uma família da pequena aristocracia inglesa, teve a educação correspondente, desde muito cedo se revelaram as suas grandes capacidades intelectuais.
Apesar das dificuldades, Turing conseguiu entrada para o Kings College, Cambridge em 1931 para estudar matemática. Mas foi no ano de 1933 que Turing iniciou seu interesse na lógica matemática. Também em 1933 Turing participou de movimentos para impedir o surgimento da iminente Guerra. Turing terminou sua graduação em 1934, em 1935 ele atendeu ao curso de Max Newman em fundamentos da matemática. Nesse curso ele estudou os resultados incompletos de Gödel e a questão da decidibilidade de Hilbert.
O pai de Alan Turing, Julius Mathison, foi um membro britânico do serviço civil indiano. Sua mãe, Ethel Sara Stoney, era filha de um engenheiro da Madras Railways. Seus pais se conheceram e se casaram na Índia. Quando Alan tinha perto de 1 ano sua mãe voltou para a Índia deixando-o na Inglaterra com alguns amigos da família. Ele foi enviado para a escola, mas não obteve benefícios e foi retirado alguns meses depois.
A Máquina de Turing
A máquina de Turing é capaz de escrever um símbolo na fita ou apagar-lo. Ele definiu um número computável como um como um real onde sua expansão decimal pudesse ser produzida pela máquina de Turing iniciando com uma fita vazia. Ele mostrou que “PI” era computável, mas que somente alguns números reais são computáveis. Ele então descreveu um número que não é computável. De qualquer forma, Turing entendeu o paradoxo. É impossível dividir (usando outra máquina de Turing) que uma máquina de Turing com uma tabela de instruções irá ter como saída um sequencia infinita de números. O paper escrito por Turing continha ideias que provaram ter fundamental importância para a matemática e para ciências da computação.