Paper - Lógica Matemática
Escrever algo sobre Lógica Matemática exige um alto grau de especialização e experiência, pois implica entendimentos sobre diversas áreas do conhecimento humano (KELLER, 2005. p. 17). Segundo Blanché e Bochenski (1985), citado por Keller (2005, p. 17), “pode-se dividir a lógica em três períodos ou fases principais, que caracterizam suas formas.”:
a) Forma clássica antiga ou lógica grega antiga: período entre IV a.C. até o século I d.C. Época dos grandes cientistas Aristóteles, Platão e Sócrates.
b) Forma escolástica ou medieval: período entre XI e XV d.C. Caracterizado por estudos e fixação das obras de Aristóteles e também fortalecer o ensino da ortodoxia católica.
c) Forma matemática: período que inicia no século XVII. Início marcado por Leibniz (1646-1716) como pioneiro da lógica contemporânea. Esta fase traz a junção da álgebra com as leis do pensamento, e Boole (1815-1864) foi o primeiro a desenvolver a forma da matemática lógica.
A lógica é de fundamental importância nas ciências da computação. Quando um profissional de informática vai criar um programa, ele faz um desenho, um fluxograma; ali está a lógica, o passo a passo lógico necessário para a elaboração do software.
Na área da psicologia, á lógica é importantíssima para as atividades desenvolvidas pelo psicólogo. Por ela é possível observar comportamentos pessoais, princípios que movem as ações das pessoas, etc. De igual forma, na área sociológica a lógica também se faz presente, por exemplo, na elaboração de uma pesquisa de opinião, muito utilizada em épocas eleitorais ou por empresas que querem saber o nível de satisfação de seus cliente, deve ser levado em contas vários fatores lógicos.
Na área do Direito, um advogado precisa de argumentos coerentes, legitimamente corretos. Na Medicina, expectativas de pacientes, diagnósticos. Nos Esportes, estudos de outras equipes, estratégias de jogo.
Enfim, a lógica está presente no dia-a-dia de cada pessoa.
A