papel milimetrado
Laboratório de Física I
Relatório da Prática 2
Construção de gráficos em papel milimetrado
Nome : Hugo da Costa Martins.
Matrícula : 2014.2.05441.11
Professor : Dr. Roberto Magnago
Relatório construção de gráficos em papel milimetrado
Introdução: A utilização de gráficos tem como objetivo representar a dependência entre duas ou mais grandezas. As principais vantagens de uma representação gráfica são: Apresentação de resultados de uma forma compacta e objetiva e facilidade na comparação de grandezas.
Para se criar um gráfico, além de conhecer o tipo de informação que se deseja transmitir, é preciso saber as normas básicas para sua confecção e utilização. A seleção do melhor tipo de papel, a escolha e identificação dos eixos coordenados que serão marcados pelas variáveis dependentes e independentes, a determinação das escalas que devem ser escolhidas para facilitar a marcação dos pontos e fazer o melhor aproveitamento do maior espaço ocupado no papel, a colocação de maneira correta dos pontos experimentais no gráfico e a forma certa de se traçar a curva, são as técnicas fundamentais para que se possa obter, de maneira essencial, todas as informações possíveis a partir de um gráfico.
Desenvolvimento teórico: Para começar a construir um gráfico, primeiramente devemos escolher o papel e uma escala para ser utilizada. A escala escolhida deve ser a melhor que represente o gráfico, ou seja, a que possa apresentar o gráfico da melhor forma possível. O papel a ser escolhido pode ser de qualquer tipo, porém o que foi escolhido para esse experimento foi o papel milimetrado.
Materiais utilizados: Papel milimetrado e régua.
Desenvolvimento do experimento:
Tabela 1
t(s)
2
3,2
4,5
5,3
6,0
s(m)
11,2
13,0
18,2
21,6
26,0
A tabela 1 contém os dados do momento em relação ao tempo. Com isso iremos construir o gráfico y=f(x), onde y = s e x = t, portanto definimos s(m)