geologia
Mas 97% são salgadas, 2% estão nas calotas polares e menos de 1% nos lagos, rios e águas subterrâneas. Os maiores problemas estão associados à distribuição desigual ao longo dos continentes aliada à degradação em áreas pontuais e localizadas, fruto do uso inadequado pela agricultura, atividades mineradoras, industriais ou simplesmente da ocupação desordenada pelo homem.
2 – De acordo com as Organização das Nações Unidas (ONU), qual problema relacionado a água pode se manifestar nesse século? Explique.
Desperdício, descaso e contaminação podem levar à falta de água, causando sérios problemas para a vida na Terra. Se cada um reavaliar as próprias ações e aprender a (re)usar esse recurso, a história poderá ser outra.
3 – Aponte e explique os principais fatores ligados a mortalidade infantil entre as populações mais pobres do mundo?
Diarreia provocada por ingestão de água contaminada e pneumonia, que surge como consequência de resfriados sucessivos e não tratados. A baixa imunidade causada pela desnutrição da criança e da mãe atua como fator secundário, que agrava o quadro
4– O que estuda a hidrografia? Qual a sua importância para a sociedade?
A hidrografia estuda a água do nosso planeta, é um ramo da geografia física. Ela abrange rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. Ela é importante na produção de energia por meio das usinas hidrelétricas, na agricultura no processo de irrigação do solo (por meio dos rios) , o desenvolvimento de cidades por meio dos rios, entre outros.
5 – Qual a importância dos rios e dos cursos d’agua? Como pode ser definida a rede hidrográfica?
A hidrosfera corresponde à camada líquida que envolve a superfície do planeta, e seu estudo é realizado pela Hidrologia (ou Hidrografia), ciência que analisa as características gerais e a distribuição espacial das grandes extensões de águas no globo