trabalhos
1 identificaçao
Autor: Mia Couto
Obra: terra sonambula
Edição:
Local e data de publicação: A obra foi publicada em Portugal pela Editorial Caminho em 2004.
2- pesquisa biográfica:
Nascimento: 5 de julho de 1955 (59 anos), Beira, Moçambique
Cônjuge: Patrícia Couto
Filiação: Maria de Jesus, Fernando Couto
Prêmio: Neustadt International Prize for Literature
Filhos: Rita Couto, Maydo Dawany
Mia Couto nasceu e foi escolarizado na Beira em África. Adotou o nome porque tinha uma paixão por gatos e porque o seu irmão não sabia pronunciar o nome dele. Com catorze anos de idade, teve alguns poemas publicados no jornal Notícias da Beira e três anos depois, em 1971, mudou-se para a cidade capital de Lourenço Marques (agora Maputo). Passando a exercer a profissão de jornalista depois de 25 de Abril de 1974. Trabalhou na Tribuna até à destruição das suas instalações em Setembro de 1975, por colonos que se opunham à independência.
Mia Couto nasceu e foi escolarizado na Beira em África. Adotou o nome porque tinha uma paixão por gatos e porque o seu irmão não sabia pronunciar o nome dele. Com catorze anos de idade, teve alguns poemas publicados no jornal Notícias da Beira e três anos depois, em 1971, mudou-se para a cidade capital de Lourenço Marques (agora Maputo)
Além de considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido.
3- estrutura da obra
Assunto: Moçambique, década de 1990. Numa terra devastada pela guerra, um menino sem memória é encontrado por um velho errante. Muidinga e Tuahir, ambos marcados por conflitos que não entendem, desprovidos de passado e de esperança. Unidos, fazem de um machimbombo incendiado a sua casa, e de um diário, encontrado junto de um cadáver, a sua demanda. Nas linhas do caderno, Muidinga acredita ter um mapa que o levará de volta à sua mãe. Nessa busca, o insólito par descobre-se, reinventa-se, enfrenta a insanidade e a miséria que grassam em seu redor,