Construçao de Graficos em Papel Milimetrado
Construir gráficos em papel milimetrado, usando técnicas adequadas. A partir do gráfico, se este for uma reta, encontra-se a Lei Geral.
Introdução Teórica
Ao trabalhar em laboratórios é muito comum obtermos dados de duas grandezas relacionadas. O gráfico é um dos recursos mais importantes para visualizar e interpretar a relação entre grandezas relacionadas.
As principais vantagens da representação gráfica são as seguintes:
A facilidade para visualizar, comparar e interpretar a relação entre as grandezas, que as vezes fica difícil com apenas os dados na forma de tabela;
A indicação sugestiva da dependência funcional, possibilitando a determinação de uma expressão matemática que as relaciona (fórmula empírica), o que permite a interpolação e extrapolação de dados na região de validade da fórmula.
Plano Cartesiano (diagrama cartesiano)
Ao construir um gráfico, utilizando dados experimentais relacionados, normalmente são colocados os valores da variável dependente y (valores da função f(x)) no eixo vertical (eixo das ordenadas) e os valores das variáveis independentes x no eixo horizontal (eixo das abcissas).
Em cada eixo, deve ser utilizada uma escala adequada para representar os pontos desejados. As escalas mais utilizadas no diagrama cartesiano são linear e funcional:
Escala Linear: Esta é a escala mais simples de se trabalhar. Uma escala linear é aquela em que a coordenada de um ponto é proporcional à grandeza que ela representa.
Módulo de uma escala linear: Em uma escala linear, costumamos definir o chamado “Módulo de Escala”, que é a razão entre a variação da grandeza que se quer representar e o comprimento do papel disponível para um eixo. Ou seja,
Sugere-se a adoção de
Exemplos:
Procedimento Experimental
Mediu-se a velocidade de um móvel em vários instantes e obteve-se a tabela abaixo
T(s)
0
20
40
60
80
100
V(m/s)
60
120
180
240
300
360
Resultado
A. Construir gráfico (T,V) em papel milimetrado, usando técnicas adequadas.
R.: (Anexo1)
B.