Análise gráfica de resultados experimentais
Aluna: Sabryne Santos Lima
Professor: Luiz Nieto Gonzáles Nota: 7/10
Disciplina: Física Geral I
Curso: Eng. Alimentos 2013
RELATÓRIO DE FÍSICA GERAL I
Experimento N° 2 - Análise gráfica de resultados experimentais
OBJETIVOS
Possibilitar aos alunos de Laboratório de Física Geral I ganhar familiaridade com os métodos gráficos de identificação e ajuste de uma função matemática a partir de um conjunto de pontos (dados) experimentais.
Fundamentação Teórica
Função vai muito além de um simples assunto onde ocorre a troca de variáveis entre x e y. A partir de uma análise da função pode-se estudar e entender fenômenos, regularidades, entre outros. Um dos meios para esse estudo é o da análise gráfica e linearização dos resultados experimentais. Quando não é expressa a equação da função é necessária a representação gráfica dos valores nos papéis milimetrado, semi-log e log-log, para saber em qual dos papéis a curva de melhor ajuste irá linearizar. Deve-se iniciar com o papel milimetrado, em seguida o semi-log e o log-log, optando por uma escala proporcional ao tamanho do papel nos respectivos casos. Logo após descobrir o tipo de função é indispensável encontrar os valores ou termos da equação. A função é encontrada a partir da linearização dos pontos gráficos. Se houver linearização:
No papel milimetrado- Isso significa que sua função é linear, do tipo , onde parâmetro linear e coeficiente angular
No papel semi-log- A função é exponencial (). Aplicando o logaritmo neperiano a ambos os membros da expressão e efetuando uma troca de variáveis, encontra-se a equação da reta , onde é o parâmetro linear da reta e é o intercepto da reta, e o coeficiente angular:
No papel log-log- Função de potência (. Após empregar o logaritmo a ambos os membros da expressão e trocar as variáveis, chega-se a equação da reta: , onde é o parâmetro linear da reta e é o