Papel Instituicoes 1
Formação de Profissionais para O Mercado Internacional
Profa. Luciane Stallivieri*
Resumo
O objetivo do presente artigo é estabelecer algumas considerações sobre o processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras e o seu papel no desenvolvimento de competências e de habilidades dos profissionais que necessitam interagir num mercado multicultural.
Estabelece-se uma retrospectiva histórica do caráter internacional das universidades desde a sua criação, na Idade Média, até o processo de integração com universidades de outros continentes, característica fortemente evidenciada no Século XXI. Por outro lado, são identificadas algumas características essenciais para a formação do perfil de profissionais que precisam transitar em diferentes ambientes multiculturais, superando barreiras geográficas, culturais e lingüísticas. O documento apóia-se em textos que trazem a posição de organismos internacionais como a UNESCO, em relação ao processo de internacionalização da educação superior, bem como de autores que discutem as tendências dos programas de mobilidade acadêmica para a qualificação da comunidade científica.
Palavras-chave
Internacionalização, instituições de ensino superior, mobilidade acadêmica, formação profissional.
* Docente do Departamento de Letras e Assessora de Relações Internacionais da Universidade de Caxias do Sul – Vice-Presidente do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais – FAUBAI
INTRODUÇÃO
O mundo está cada dia mais aberto a interações, comunicações e diálogos e exige novas práticas e novos instrumentos capazes de facilitar a interlocução entre os povos, eliminando as barreiras do desconhecido.
As discussões sobre os temas relacionados à integração e seus derivados, ou seja, globalização, mundialização tem sido cada vez mais freqüentes devido à irreversibilidade desse processo.
As populações encontram-se num momento no qual a