Macroeconomia
Sistema Monetário e
Financeiro
• Trata-se do sistema nominal da economia, formado e operacionalizado pelo conjunto de instituições financeiras sob a coordenação da autoridade monetária pública, onde a política monetária ganha particular importância. Essas instituições operam em mercados específicos (crédito, capital e monetário).
2
Sistema Monetário e
Financeiro
•
Sistema Monetário: abrange o numerário de um país, ou seja, todo meio circulante que representa o fluxo monetário (moeda e papel-moeda de curso legal e moeda bancária). •
Sistema Financeiro: trata-se do conjunto de instituições financeiras que transferem recursos dos poupadores para aqueles que necessitam de créditos para consumo ou investimento. 3
Sistema Financeiro
• São as instituições financeiras que criam condições para que os mais diferentes títulos financeiros tenham liquidez no mercado ao disponibilizar o superávit financeiro dos ofertantes finais aos tomadores finais (deficitários). Tal fato caracteriza o papel intermediário dessas instituições. 4
Instituições Financeiras
1) Bacen: autoridade monetária que controla o fluxo dos meios de pagamentos. Ele é órgão executor da política monetária, além de exercer a regulamentação e fiscalização de todas as atividades de intermediação financeira no País.
2) Bancárias: criam moeda e meio de pagamentos
(papel-moeda e depósito à vista). Os bancos comerciais recebem os depósitos á vista e efetuam empréstimos => efeito multiplicador.
5
Instrumentos Financeiros
1) Ativos monetários: papel-moeda em poder do público e os depósitos à vista nos bancos comerciais (públicos e privados) e nas caixas econômicas.
2) Ativos não-monetários: compreendem os depósitos de poupança, letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, etc.
6
Mercados Financeiros
1)
Crédito: operações de curto ou médio prazos visando o financiamento (ou empréstimo) para aquisição de