historia
Estudos Socio-Antropológicos
Instituição social (texto complementar)
Instituição social é um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanente, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. A partir desse raciocínio, podemos afirmar que nas instituições sociais as atividades são rotineiras e previsíveis, fazendo com que as relações entre os indivíduos sociais fiquem cada vez mais padronizadas.
Uma instituição também pode ser definida como uma organização de normas e costumes para a obtenção de alguma meta ou atividade que as pessoas julguem importante. São processos estruturados por meio dos quais grupos ou indivíduos se esforçam para levar a cabo suas atividades. Ou seja, é uma maneira definida, formal e regular de fazer alguma coisa num ambiente social.
Há outra definição sobre instituição que a diferencia do raciocínio anterior, pois não estabelece uma relação direta com um grupo propriamente dito, mas com um conjunto de comportamentos e crenças que o grupo adota. Seguindo essa ideia, as pessoas pertencem a grupos ou associações; no entanto, não podem pertencer a uma determinada instituição no sentido científico do termo, uma vez que uma instituição não pode ser vista, pois se trata de uma abstração.
De modo geral, ligada a cada instituição há pelo menos uma associação que realiza a função ou as funções daquela instituição. Associações têm nomes, podem ser localizadas em algum espaço físico; têm membros e são organizadas. Uma associação pode ser definida como um grupo organizado de indivíduos que executa uma ou mais funções.
Desenvolvimento do processo de institucionalização
A institucionalização desenvolve um sistema regular de normas, status e papéis sociais que são aceitos pela sociedade. Sendo assim, uma instituição educacional apresenta pessoas colocadas em papéis sociais especializados, como diretor,