Técnicas Bancárias
Sistema Financeiro Nacional
1. Como podemos definir o sistema financeiro nacional?
De acordo com Fortuna (2002), o sistema financeiro nacional é o conjunto de instituições que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores.
2. Como se denomina o local em que as transações financeiras são processadas?
Mercado Financeiro, que permite que um indivíduo ou uma empresa com sobra de recursos e sem perspectivas de aplicação em algum empreendimento próprio, entre em contato com outro, cujas perspectivas de investimento superam suas respectivas disponibilidades de poupança. Pode ser considerado, portanto, um elemento dinâmico no processo de crescimento econômico, responsável pela intermediação entre os poupadores (ofertantes de recursos) e os tomadores (demandantes de recursos).
3. Como podemos definir as instituições financeiras?
São pessoas jurídicas públicas ou privadas que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros. Equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.
4. Como se pode dividir as instituições financeiras?
Podem ser divididas em intermediários financeiros e instituições auxiliares. Os intermediários financeiros são instituições que se caracterizam por criarem seus próprios passivos, ou seja, captam diretamente dos poupadores suas reservas e , por sua conta e risco, aplicam esses recursos junto aos tomadores de crédito (através de empréstimos e financiamentos). São responsáveis pela devolução dos recursos dos poupadores, independentemente da honra das obrigações contraídas pelos tomadores. A intermediação financeira se dá de forma indireta.