Atividade 1
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 1º Turma: 2015-1
Disciplina: Análise de Sistemas I
Professor: M.Sc. Antonio Pires de Almeida Junior
Acadêmico (a): Osmair Paulo Macedo de Oliveira RGM: 343.3966
Data: 16/03/2015
AULA 01 – CONCEITO DE SISTEMA
Responda às perguntas a seguir com as suas palavras, expressando seu entendimento do assunto estudado.
1) Conceitue Entropia e Caixa Preta. Cite um exemplo da ocorrência de entropia.
R: O conceito de caixa preta refere-se a um sistema cujo interior não pode ser desvendado, cujos elementos internos são desconhecidos e que só pode ser conhecido “por fora”, através de manipulações externas ou de observação externa.
Entropia é uma grandeza termodinâmica que mede a desordem de um sistema. Por exemplo, no gêlo as moléculas estão bem arrumadas, ordenadas, então o gêlo tem baixa entropia. Quando derretemos o gelo, as moléculas ficam mais desorganizadas, com isso a entropia aumenta. Se fervermos essa água, as moléculas no estado de vapor possuem maior entropia. A tendencia geral do universo é aumentar a entropia.
2) Defina detalhadamente o que é um Sistema. Em relação à Classificação dos Sistemas, explique ao menos um tipo.
Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que formam uma atividade para atingir um determinado objetivo em comum; operando sobre dados, energia ou matéria como entrada, para fornecer informação, energia ou matéria como saída, sendo caracterizado pela influência que cada componente exerce sobre os demais e pela união de todos.
Sistema determinístico: é aquele no qual as partes interagem de uma forma perfeitamente previsível, não dando lugar a dúvidas. A partir do último estado do sistema e do programa de informação, pode-se prever, sem nenhum risco ou erro, o seu estado seguinte. Por exemplo, quando se gira a roda de uma máquina de costura antiga, pode-se prever o comportamento da agulha.