Papel das crianças na sociedade de acordo com Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber
O presente trabalho acadêmico tem o objetivo de identificar os principais conceitos definidos por Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber e a partir deles, demonstrar os diferentes papéis desempenhados pelas crianças nos diferentes períodos e sociedades, sob as ópticas dos três sociólogos, tanto na sociedade tradicional e quanto na sociedade moderna.
Ao longo da história da humanidade, ocorreram inúmeras mudanças, principalmente sócio-econômicas e algumas dessas mudanças e transformações serão citadas e analisadas no desenvolvimento deste trabalho. Marx estuda as causas das desigualdades sociais através da perspectiva da contradição e analisa a sociedade de seu tempo, levando em consideração momentos históricos ocorridos anteriormente sem analisá-los de forma aprofundada. Já Durkheim, estuda a questão do controle social, através da perspectiva normativa e Weber tenta compreender a sociedade através da perspectiva da racionalidade. Em determinados momentos da história, a criança foi vista como um mini-adulto, exercendo funções tal qual a um adulto, em outros momentos, passou a ser vista como um ser diferente do adulto e mais adiante, vista como a criança que consideramos na atualidade, sempre levando-se em consideração o tipo de cultura do meio onde essa criança está inserida.
Através da demonstração destes papéis desempenhados pela criança, haverá uma melhor compreensão da evolução histórica das questões de comportamento, de trabalho, de estudo, de direitos, e outros assuntos ligados à infância que conhece-se hoje. Este trabalho está dividido em duas partes de desenvolvimento das idéias: a primeira parte apresenta as teorias definidas por cada um dos filósofos e sociólogos; a segunda parte apresenta as práticas exercidas pelas crianças, analisadas de acordo com as teorias de cada um dos sociólogos, separadamente, e aplicadas às sociedades tradicional e moderna. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e