Questionário - marx, weber e durkheim
1. (UEMA, 2011) Uma das condições imprescindíveis, em Karl Marx, para que a mercadoria como força de trabalho possa ser vendida e comprada no mercado é:
a) A separação entre os meios de produção e o produto direto
b) A unidade entre o meio de produção e o produto direto
c) A relação entre a produção, consumo e distribuição.
d) O intercâmbio entre o homem e natureza
e) A separação entre campo e cidade
JUSTIFICATIVA: A questão faz referência ao conceito de alienação, que corresponde de forma simples, à separação entre o particular e o todo. Na esfera da produção, o trabalhador é separado dos meios de produção, sendo estes pertencentes ao burguês. Assim, o trabalhador vende a sua força de trabalho e, assim, a mercadoria que ele produz deixa de estar sob sua posse, sendo posse do burguês, o dono dos meios de produção.
2. As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas, é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
a) O status social e cultural dos indivíduos.
b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
d) A identidade social, cultural e coletiva.
e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.
JUSTIFICATIVA: As relações sociais, segundo Marx, são dadas a partir das relações de produção. Com base nestas, se constituíram na sociedade capitalista duas classes: a burguesia (formada por aqueles que detêm os meios de produção) e o proletariado (formada por aqueles que não detêm tais meios e que são obrigados a vender sua força de trabalho para poderem sobreviver).
3. (UEMA) Segundo Karl Marx, “o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social,política e intelectual em geral”. Essa tese