sociologia da educação
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SEMESTRE: 2014/2
Polo: Palmitos - SC
Turma: Pedagogia
Grupo/Aluno:Joceane Brandt
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são considerados os pensadores clássicos da Sociologia. Cada um, dentro de uma linha teórica e metodológica específica, fez análises sobre a sociedade que emergiu no século XVIII e se consolidou no século XIX.
Weber / Marx / Durkheim
Estes pensadores também fizeram análises, algumas mais rigorosas como as de Émile Durkheim, à respeito da educação tendo, cada um, desenvolvido concepções diferenciadas sobre este objeto.
Bourdieu Gramsci Mannheim
Se Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber foram os ícones da Sociologia do século XIX, no século XX, Pierre Bourdieu, Antonio Gramsci e Karl Mannheim, por meio de importantes contribuições tanto para a Sociologia em geral, quanto para a Sociologia da Educação, foram os destaques. Pode-se dizer queeles atualizaram as concepções de educação, antes desenvolvidas pelos pensadores clássicos.
Tomando por base esses pensadores e suas concepções, identifiquem, nas páginas a seguir a qual desses pensadores se referem cada um dos fragmentos de texto apresentados e, em seguida, justifiquem cada escolha em, pelo menos, 15 linhas.
1 –“São os homens os produtores de suas representações, de suas ideias, etc., mas os homens reais e atuantes, tal como são condicionados por um determinado desenvolvimento de suas forças produtivas e das relações a eles correspondentes, até chegar às suas mais amplas formações. A consciência nunca pode ser outra coisa que o ser consciente, e o ser dos homens é o seu processo da vida real.”
Pensador:( ) Émile Durkheim ( x ) Karl Marx( ) Max Weber
( ) Antonio Gramsci ( ) Pierre Bourdieu ( ) Karl Mannheim
Justificativa da Escolha:
Karl Marx