Sociologia da educação
Sociologia da educação no Brasil
Por Michelle123
Atualizado em 14 de abril de 2010 às 11:47 • • •
[pic]
Ciência objetiva entender o homem
A Sociologia da Educação é o segmento da Sociologia que pesquisa a realidade socioeducacional e os processos educativos para a socialização do estudante. Sua teoria base está focada na formação do homem, no processo educativo, para que atue com mais criticidade e cidadania no mundo.
São os mesmos fundadores da Sociologia, que são os sociólogos e intelectuais Emile Durkheim, Karl Marx e Marx Weber, os criadores da ciência sociologia educacional. No entanto, estava no primeiro teórico citado, Durkheim, o grande responsável por fazer relações entre a Sociologia e a educação.
Ele o primeiro a criar uma Sociologia da Educação com sistemas de investigação científica, estudos e livros voltados para a sociologia educacional como é o exemplo das obras Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.
A Sociologia da Educação cria a possibilidade de gerar nos seus investigadores, ou ainda pesquisadores, compreender todos os detalhes do processo educativo, entendendo que a educação não é um fator isolado, mas é algo que se concretiza dentro de uma sociedade que por sua vez, tem suas leis, seus códigos e suas regras de vivência.
Esse estudo, também gera a compreensão de que a educação se efetiva no espaço das interrelações entre o homem, sociedade e escola. O que por sua vez é a fusão de diversas outras sociologias unidas para enriquecer a pesquisa daquele que estuda a sociologia da educação.
No Brasil, um dos precursores do estudo da Sociologia da Educação foi Fernando Azevedo, uma dos participantes de um movimento chamado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Esse movimento foi que gerou a grande Reforma do Ensino no estado do Distrito Federal.
A sociologia da educação é uma das vertentes da ciência que permite se conhecer as ligações