Sociologia da Educação
INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A educação como objetivo de estudo Sociológico.
A Sociologia da educação como “ Sociologia Especial “ Augusto Comte ( 1798-1857 ) foi considerado o pai da Sociologia, por ter utilizado pela primeira vez esse termo em seu livro; curso de Filosofia Positiva , mas foi com Emile Durkhein ( 4858-1977 ) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e a ser desenvolver como tal.
Para Durkhein a Sociologia é o estudo dos fatos sociais, como uma das ciências sociais que estudam de forma sistemática o comportamento social do homem. Como ciência, a Sociologia pode ser geral e especial: e geral quando estuda os fatos sociais considerados em suas manifestações gerais, ou podemos dizer quando consideramos a sociedade em seu sentido mais amplo, e é especial quando se ocupa de determinado grupo de fatos sociais da mesma natureza.
A Sociologia da educação é um ramo da sociologia geral , que se ocupa de fatos sociais relacionados a educação, tanto como a Sociologia especial e a Sociologia da educação estudam:
A educação como processo global
A escola como unidade Sociológica
A sala de aula como subgrupo de ensino
O papel do professor
Conceito Sociológico de Educação.
A Educação é essencial, é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Assim, a educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições , costumes e habilidades.
Toda criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação visa transmitir ao indivíduo o Patrimônio Cultural para integrá-lo a sociedade e aos grupos que a constituem, visa a socializar e ajustar os indivíduos a sociedade.
Analise da Educação
De acordo com o que foi dito encima o conceito de educação é a ação exercida, isto é a atividade pela qual a geração adulta transmite o seu