relevo
O território brasileiro está localizado no centro da placa Sulamericana. Por isso, no período geologicamente recente, o Brasil se encontra em uma área de relativa establidade geológica.
Com isso, não possui dobramentos modernos nem vucões ativos, e os abalos sísmicos de maior intensidade são raros.
Recordando: Estruturas geológicas da Terra
Classicamente, as terras emersas brasileiras, do ponto de vista da estrutura geológica, são classificadas em escudos cristalinos e bacias sedimentares.
Escudos cristalinos: Estruturas muito antigas, que datam do précambriano. São afloramentos rochosos muito desgastados pelos processos erosivos e correspondem a cerca de 36% do território brasileiro.
Constituídos por rochas magmáticas e metamórficas. No Brasil, destancase o escudo das Guianas e o escudo Brasileiro (subdividido em 6 núcleos).
Bacias sedimentares: Áreas rebaixadas formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas. Correspondem a cerca de 64% do território brasileiro. Derrames vulcânicos:
Durante a separação da placa Sul-americana da placa Africana, durante o mesozoico, criou-se um sistema de fissuras por onde ocorreram derrames de lava vulcânicas no atual região da bacia do Paraná.
No entanto, algumas áreas classificadas como escudos cristalinas, na verdade, foram submetidas a processos de dobramento durante o éon proterozoico. Essas áreas, na verdade, são regiões classificáveis como dobramentos antigos.
Ciclo Brasiliano: No final do ptroterozoico, extensas áreas adjacentes ao crátons sofreram processos orogenéticos. Essas tranformações muito remotas constituem o chamado ciclo brasiliano, durante o qual apareceram sistemas de dobras e vales resultantes de falhamentos.
Províncias Geológicas
Recursos minerais no Brasil
Nas regiões que se formaram no éon arqueano, existem diversos tipos de rochas com destaque para o granito; em terras formadas no éon