Carta de processos e anlise de perdas
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Professor Tarcísio Abreu Saurim
SISTEMAS PRODUTIVOS I
Everton Baldasso Zanon
Matheus Freitas Kuhn
Dezembro/2012
SUMÁRIO
1. Introdução
2. A Empresa
3. Escolha do Produto
4. Acompanhamento do Processo
5. A Carta de Processos
6. Análise das Perdas
7. Proposta (nova carta)
8. Aplicações dos conceitos vistos em aula
9. Conclusão
10. Curiosidades
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo aplicar a matéria estudada na disciplina de Sistemas Produtivos I, segundo a qual é avaliada a concepção de um sistema integrado de conceitos, princípios e métodos relativos ao sistema de produção enxuta, em uma produção real através de uma visita.
Desde tempos antigos, o homem vem tentando maneiras de otimizar seu trabalho de forma a obter ganhos que lhe permitam desfrutar melhor aquilo que possui. Seguindo a lógica, “desfrutar melhor” significa não unicamente explorar, mas explorar responsavelmente.
Assim, o desperdício aqui é um dos fundamentais elementos de estudo, que deve ser combatido e minimizado, o que para acontecer implica primeiro um claro entendimento do que é perda, e em seguida a determinação de meios de torná-la visível, o tanto quanto possível.
No decorrer da atividade tivemos a chance de conversar durante horas com três integrantes da fábrica. Um funcionário, a gerente de vendas e o dono do estabelecimento puseram-nos a par dos assuntos pertinentes da empresa. Estivemos 2 vezes na confeitaria por tempos em torno de 4 horas cada visita.
2. A EMPRESA
O empreendimento visitado é nomeado Vovó Chica, localizado em Guaporé, Rio Grande do Sul, e tem como especialidade a produção de tortas. Também lá são fabricados produtos diet, bolos e doces, e serve-se um buffet a quilo.
Esta dispõe de ampla rede de contatos, sendo que