TED PROTEÇÂO RADIOLOGICA
2 - Ao aumentar-se substancialmente a temperatura do metal, há uma facilidade maior para a saída dos elétrons.
O efeito Édison ou emissão termoiônica é o processo pelo qual os elétrons atingem energia suficiente, por meio do calor, para escapar da superfície do elemento metálico emissor, descoberto pelo inventor americano Thomas Alva Edison
Os elétrons circulam por um condutor quando é aplicada uma diferença de potencial sobre seus terminais, eles tendem a saltar das órbitas externas de seus átomos movendo-se com rápidos movimentos oscilatórios, cuja velocidade aumenta com o aumento da temperatura.
À temperatura ambiente, os elétrons não abandonam a superfície do metal porque sua velocidade não é suficientemente grande para superar a força de atração dentro do material.
Para escapar de uma superfície metálica os elétrons devem realizar um trabalho para superar as forças de atração que se encontram no elemento, à quantidade de trabalho é dado o nome de função-trabalho do material.
3 – Emitir elétrons pelo efeito termiônico. Com a Capa focalizadora, que é negativamente carregada, o feixe é focalizado na área desejada do anodo (alvo), ou seja, função de manter os elétrons focalizados.
4 - Para ter melhores visualizações de estruturas diferenciadas. Sejam melhores resoluções ou imagens de tamanhos maiores e/ou de curto tempo de exposição.
5- Anodo fixo e anodo giratório.
Os tubos de anodo fixo são usualmente utilizados em máquinas de baixa corrente, tais como: raios X dentário, raios X portátil, máquinas de radioterapia, raios X industrial, etc.
Os tubos de anodo giratório são usados em máquinas de alta corrente, normalmente utilizadas em radiodiagnóstico. Ele permite altas correntes pois a área de impacto dos elétrons fica aumentada.
6- Número atômico: alta eficiência de produção e alta energia dos raios X, Condutividade térmica e Ponto de fusão.
7- O efeito anódico é um processo inerente da