Física
Objetivo: Determinar a resultante de forças, geometricamente e analiticamente, atuando num ponto em equilíbrio estático. A dinâmica estuda a causa do movimento de corpos. Define-se equilíbrio estático como o arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo que a resultante dessas forças tenha módulo igual a zero. Ou seja, todo e qualquer corpo estará parado (nesse caso, parado no sentido de ausente de movimento, acelerado ou não) em relação a um ponto referencial se, e somente se, as resultantes das forças aplicadas sobre ele forem nulas.
Procedimento experimental:
1ªEtapa:
Utilizando os imãs, posicionamos o dinamômetro de modo que ficou na posição vertical do painel. Realizamos a calibração do dinamômetro de modo que o zero as escala esteja tangente a capa protetora. Determinamos a Unidade de Medida, Sensibilidade e precisão instrumental e carga de máxima suportada do dinamômetro e da balança semi-analítica. Utilizando o dinamômetro determinamos o peso dos cinco objetos dispostos sobre a bancada. Utilizamos a balança semi-analítica, determinamos a massa dos cincos objetos. Comparamos a medida indireta do peso do objeto. Consideramos a aceleração da gravidade 9,8m/s².
2ª Etapa:
Recalibramos o dinamômetro. Anotamos em uma tabela a valor da força peso dos objetos 1 e 2 e o valor da força indicada no Dinamômetro.
Com o transferidor determinamos o ângulo.
Depois de colher todos os dados necessários determinamos as componentes X e Y das forças 1,2 e 3. E calculamos a valor da força resultante.
Conclusão: Bom partindo disso conclui-se que equilíbrio estático ocorre quando um corpo possui a resultantes de suas forças igual a zero assim como sua velocidade também é zero (corpo parado).
Lei de Hooke:
Objetivo: Estudo de associações de molas. Hooke, observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma lei muito simples. Hooke descobriu que quanto maior fosse o peso