SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SEMESTRE: 2013/2 – BLOCO 1
Andréia Luzia Jung1
Damara Rosane de Lima2
Maria Elisabeth Mendes3
Sibele Mafra dos Santos4
Tomando por base esses pensadores e suas concepções, identifiquem, nas páginas a seguir a qual desses pensadores se referem cada um dos fragmentos de texto apresentados e, em seguida, justifiquem cada escolha em, pelo menos, 15 linhas.
1 –“São os homens os produtores de suas representações, de suas ideias, etc., mas os homens reais e atuantes, tal como são condicionados por um determinado desenvolvimento de suas forças produtivas e das relações a eles correspondentes, até chegar às suas mais amplas formações. A consciência nunca pode ser outra coisa que o ser consciente, e o ser dos homens é o seu processo da vida real.”
Pensador: ( ) Émile Durkheim (X) Karl Marx ( ) Max Weber ( ) Antonio Gramsci ( ) Pierre Bourdieu ( ) Karl Mannheim
Justificativa da Escolha:
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política, conhecidas coletivamente como marxismo, afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes, conflito entre a classe burguesa que controla a produção e proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia", acreditando que seja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício e previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema: o socialismo. Argumentou que uma sociedade socialista seria governada pela classe trabalhadora a qual ele chamou de "ditadura do proletariado", o "estado dos trabalhadores" ou "democracia dos trabalhadores". Acreditava que o socialismo viria a dar origem a uma sociedade sem