Papel das ações musculares excêntricas nos ganhos de força e de massa muscular
Introdução
O músculo esquelético é o tecido mais abundante do corpo humano. Existem aproximadamente 660 músculos totalizando
40-45% da massa corporal. Estes músculos possuem funções vitais na locomoção, na produção de calor, na reprodução e no metabolismo em geral. Além disso, eles apresentam uma alta capacidade de ajuste aos estímulos oferecidos pelo meio ambiente. Dentre os diferentes estímulos, será abordado o treinamento físico, e em especial, o treinamento de força.
Quando um músculo ou grupo muscular é submetido ao treinamento de força (também chamado musculação), os principais ajustes são o aumento da capacidade de produção de força e da massa muscular (hipertrofia).
Existe uma relação direta e linear entre o tamanho da massa muscular e o desempenho de força, ou seja, quanto maior a área de secção transversa de um músculo maior a sua capacidade de gerar força. Assim, a hipertrofia dos músculos esqueléticos possui, além de um aspecto estético, um caráter funcional importante.
Hipertrofia pode ser definida como um aumento no tamanho das fibras musculares ou de um músculo devido a um maior acúmulo de proteínas contráteis no interior da célula muscular. Um aumento na