Trab
PASSO 2
Noção de Algoritmos Desde sua criação, a palavra Algoritmo recebeu vários tipos de definições, dentre elas podemos citar a criação de uma receita de bolo, outros autores já consideram como soluções computacionais. Através de Algoritmos podemos expressar a solução de qualquer problema, desde o mais simples até mesmo o mais complexo.
Pseudo Linguagem A Pseudo Linguagem ou podemos chama-la também de pseudocódigo, se trata de um tipo de maneira intermediária entre a linguagem natural e também da linguagem de programação onde é usada para representar um algoritmo. Nesse tipo de linguagem não é necessária tanta rigidez, fazendo com que nós criemos lógica e a partir daí, nos aperfeiçoemos, para podermos nos familiarizar com algoritmos.
Estrutura de um Programa Um programa em C se baseia em uma ou várias funções. A primeira coisa que precisamos é inserir a diretiva #include, a qual serve para provocar a inclusão de outro arquivo para um programa fonte. Para declarar algo em C, utilizamos a palavra “int”. Após feito isso precisamos demonstrar as variáveis que acima foram declaradas, elas reservam os espaços na memória para armazenar um certo tipo de dado e a palavra que utilizamos é “printf”. Para que possamos ter algum resultado em nosso programa é necessário a utilização de “scanf”, onde ele atribui os valores obtidos do fluxo de entrada das variáveis. Para finaliza a nossa estrutura é necessário que coloquemos “}” para que daí ocorra uma compilação correta.
Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais São utilizados para que se possa representar as operações matemáticas, eles são apenas usados para tipos de dados inteiros e reais.
Exemplo de Operadores Aritméticos
Operador Ação
** Potenciação
* Multiplicação
/ Divisão
+ Soma
- Subtração
Exemplo de Operadores Relacionais
Operador Comparação
> maior que
< menor que