Paisagem Urbana
URBANA DE GORDON CULLEN
ROBERTO SABATELLA ADAM
Professor – Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal do Paraná/UFPR e
Universidade Positivo/UP rsa@mps.com.br 61
ANALISANDO O CONCEITO DE PAISAGEM URBANA DE GORDON CULLEN
Resumo Esse artigo analisa o potencial do conceito de paisagem urbana de Gordon Cullen, como instrumento de observação, diagnóstico e prognóstico para intervenções e estudos de arquitetura, urbanismo, engenharia e meio ambiente.
Palavras-chave: Arquitetura, paisagem urbana, Gordon Cullen.
Abstract This article analysis the potential of Gordon Cullen’s townscape concept, like an instrument of observation, diagnosis and prognosis for interventions and studies about architecture, urbanism, engineering and environment. Keywords: architecture, townscape, Gordon Cullen.
62
da Vinci, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 61-68, 2008
Roberto Sabatella Adam
ANALISANDO O CONCEITO DE PAISAGEM
URBANA DE GORDON CULLEN1
Roberto Sabatella Adam
1 INTRODUÇÃO Esse estudo foi estruturado em três partes: a primeira, apresenta o conceito de paisagem urbana de Gordon Cullen; a segunda, avalia esse instrumento de observação, diagnóstico e prognóstico para intervenções e estudos de arquitetura, urbanismo, engenharia e meio ambiente; e a terceira parte, apresenta conclusões.
2 GORDON CULLEN E A PAISAGEM URBANA O conceito de paisagem urbana de Gordon Cullen, por sua simplicidade e objetividade, é uma das propostas mais difundidas como instrumento de avaliação dos espaços urbanos e talvez seja uma das formas de compreender e analisar o espaço, intuitivamente ou não, mais usadas vulgarmente ou por especialistas (CULLEN, 1983). De acordo com Cullen, paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano.
Esse conceito de paisagem, elaborado nos anos 1960, exerce forte influência em