texto cientifico liderança empreendedora
A liderança diz respeito à troca de experiências e análise de informações para guiar sua equipe a um fim específico, isso é, um líder além de ter suas tarefas voltadas para a teoria e para o cargo (administrador) tem a característica do seu perfil.
Definimos liderança como a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos. A origem dessa influência pode se formal, como a que é conferida por um cargo de direção em uma organização. No entanto, nem todos os lideres são administradores, nem todos os administradores são lideres. O fato de a organização conferir a seus gestores autoridade formal não lhes garante uma capacidade de liderança eficaz. A liderança não sancionada- aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização- pode ser tão importante quanto a influência formal. (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p.359)
Temos os líderes carismáticos que foram definidos por MAX WEBER como
[...] certa qualidade da personalidade de um individuo, através da qual ele se distingue das pessoas comuns e que o faz ser tratado como se fosse dotado de poderes ou qualidades sobrenaturais, sobre-humanas ou pelo menos particularmente excepcionais. Essas qualidades não estão acessíveis a pessoas comuns, sendo vistas como se fossem de origem divina e, com base nelas, os indivíduos em questão são tratados como lideres. (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p.369) Alguns estudos colocaram que os líderes carismáticos “tem visão, estão dispostos a correr riscos pessoais por ela, são sensíveis as necessidades de seus liderados e exibem comportamentos não convencionais.” (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p.370)
Robbins (2010, p.374) coloca que os líderes transformacionais são aqueles que “inspiram seus liberados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo, sendo capazes de causar um profundo impacto em seus liderados.”
Já os lideres autênticos
[...] sabem quem são no