Paisagem Urbana
Paisagem Urbana no Entorno da Univiçosa
ÍNDICE
1. Resumo
2. Palavras chave
3. Introdução
4. Objetivo
5. Metodologia
6. Resultados
7. Conclusão
8. Recomendações
9. Referencias Bibliográficas
1. RESUMO
Há área urbana como o seu intenso metabolismo do cotidiano, muitas vezes termina consolidando imagens e conceitos normalmente ligados à sua esterilidade. Como vemos onde hoje existem cidades, existiam florestas, rios, riachos, campos, animais silvestres e etc. O mecanismo da vida é tão perfeito em sua plasticidade adaptativa que, mesmo com a grande devastação e alteração produzida pelo homem ao erguer as cidades, sempre encontramos interessantes sinais vestigiais do seu passado em ruas, prédios e casas.
2. PALAVRAS CHAVE
Paisagem Urbana, Qualidade de Vida, Meio Ambiente.
3. INTRODUÇÃO
O conceito de paisagem urbana de Gordon Cullen, por sua simplicidade e objetividade, é uma das propostas mais difundidas como instrumento de avaliação dos espaços urbanos e talvez seja uma das formas de compreender e analisar o espaço, intuitivamente ou não, mais usadas vulgarmente ou por especialistas (CULLEN, 1983).
Pode-se dizer, que a paisagem é o conjunto de elementos visuais que dão testemunho das relações entre o homem e a natureza. No ambiente urbano é possível observar a poluição visual que o desenvolvimento e as tecnologias produzem como fios e cabos.
Esses elementos quase sempre passam despercebidos, mas é importante a sua abordagem quando se trata do assunto paisagem urbana. Podemos observar parques, ruas, avenidas, o que a cidade ou bairro possui, e é um erro se pensarmos que esses elementos servem apenas para a circulação de carros.
A área de pesquisa possui entorno de 188.28497 ha. e o córrego Zig Zag entorno de 2,29282 km
Observando a realidade da área de pesquisa é