Paisagem urbana
Resumo
Paisagem Urbana é um conceito que exprime a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano. Tal concepção foi primeiramente formulada por Gordon Cullen em The Architectural Review, vindo posteriormente a dar forma ao presente livro, em 1961.
Esta obra tem exercido profunda influência em gerações sucessivas de arquitectos, projectistas e outras pessoas particularmente envolvidas no aspecto que as cidades devem apresentar. Todavia, trata-se de uma obra que ultrapassa a esfera profissional, atingindo um público que se interessa em termos gerais pela estética, pela arte e pela arquitectura.
Outro elemento importante do livro são os desenhos excepcionais, com que o autor ilustra o cenário urbano.
“ Trata das questões da forma, posicionamento e textura que dão riqueza à paisagem urbana. Explica como criar complexidade na cidade e em suas superfícies (pisos, paredes) e mostra uma maneira mais poética de enxergar o céu. “
Território Ocupado
Abrigo, sombra, conveniência e um ambiente aprazível são frequentes da apropriação de espaço, as condições que levam á ocupação de determinados locais. Indicar os tipos de ocupação que existem na cidade e criar um meio ambiente que não seja fluído e monótono mas sim estático e equipado.Quanto mais mobiliário melhor a ocupação e mais humana a cidade fica da mesma maneira que as persianas nas janelas enriquecem os edifícios.
Entrelaçamento
Serve para interligar um espaço remoto a um espaço mais agitado. Aproxima de nós a distancia e nos obriga a observar melhor o espaço.Aproxima de nós a paisagem OUA a cidades longínquas, e permite selecionar ou rejeitar imagens com uma determinada finalidade.
Perspectiva grandiosa.
Entre os meios que podemos utilizar para tirar partido do aqui e do além, He evidentemente a considerar a perspectiva como uma das mais populares. A ligação do primeiro