Paisagem Urbana
Como a arquitetura do passado compõe e intervenciona na paisagem urbana atual?
Bianca Roettger
RESUMO
A preocupação com a paisagem urbana emerge da necessidade de se ajustar o território e as ocupações urbanas de modo que propiciem qualidade de vida aos seus habitantes.
Este artigo proporciona uma breve discussão quanto à qualidade da paisagem urbana que as regiões brasileiras vêm desenvolvendo a partir do patrimônio histórico-cultural desenvolvido em decorrência da composição da arquitetura local, e como o crescimento da cidade evolve e apropria-se destes elementos.
Palavras-chave: Paisagem Urbana, histórico-cultural, patrimônio.
Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Educação Superior da Região Sul
Planejamento Urbano e Regional: Introdução
Docente: Michelle Benedet
1. INTRODUÇÃO
Não resta dúvida: no Brasil tem crescido o reconhecimento da importância do patrimônio para o desenvolvimento das cidades, porém, a relação entre o desenvolvimento urbano e a preservação do patrimônio ainda esta se resolvendo de forma problemática, sem apresentar uma ligação entre às expectativas sociais e politicas presentes na sociedade. Faz-se necessária a elaboração de planos de preservação para áreas urbanas de valor histórico-cultural, no entanto, cabe antes apresentar uma análise dessa conjuntura ligada às necessidades da comunidade local e o desenvolvimento da paisagem urbana atual e suas projeções futuras.
Nota-se que muitas vezes os cidadãos – consumidores – têm uma atitude reverenciadora, complacente e, em última instância, passiva, diante da renovação urbana, permitindo que, muitas vezes, estas modificações acabem por prejudicar o patrimônio sociocultural que se mantém através da preservação da paisagem tal como é: preservando suas funções e referências arquitetônicas.
2. Identificação da Paisagem Urbana
O uso da determinação de paisagem urbana para especificar a composição da cidade surge primeiramente em The Architectural