Pagamento antecipado e cobranças documentárias
A Proforma Invoice não é um documento obrigatório no Brasil, nela são colocados todos os dados acordados e podem haver mudanças dos termos até que ambas as partes( importador e exportador) aprovem este documento. A Proforma Invoice é um espelho da Commercial Invoice. A Commercial Invoice é um documento obrigatório para o embarque, desembaraço e tramites financeiros, esta é a fatura das mercadorias negociadas.
2 – Qual é a responsabilidade do exportador brasileiro, quando solicita a emissão do Registro de Exportação (RE) e embarca as mercadorias?
Quando o exportador brasileiro solicita a emissão do Registro de Exportação, ele esta solicitando ao governo uma autorização para que aquela mercadoria seja desnacionalizada e saia do território brasileiro. O exportador tem a responsabilidade de apresentar a documentação correta e de fechar o câmbio para que haja entrada de divisas no país de modo que feche a operação de saída de mercadoria.
3 – Por que a garantia bancária internacional denominada “Refundment Bond” funciona em favor do importador, numa operação envolvendo a modalidade de “Advanced Payment”?
O Refundment Bond é uma garantia de reembolso. No pagamento antecipado o importador faz o pagamento antes de receber a mercadoria, então caso o exportador não cumpra sua palavra e não envie as mercadorias o banco devolve o valor pago antecipadamente e mais 10% do valor enviado, como forma de suprir os gastos com o envio da remessa.
4 – Como o exportador pode evitar a inadimplência financeira do importador numa operação envolvendo a modalidade “CLEAN COLLECTION”?
A modalidade Clean Collection é uma operação de alto risco financeiro para o exportador. A segurança financeira para o exportador, seria consignar o conhecimento de embarque ao Collecting Bank, que endossa o documento ao importador contra pagamento do valor da fatura. Pode haver exigência de um Performance Bond e em caso de