Modalidades de Pagamento Utilizadas no Comércio Internacional
de
Pagamento
Ézio Rahal Melillo nº 38
Comércio Exterior
Modalidades de Pagamento Utilizadas no Comércio Internacional
Nas transações internacionais, tanto o exportador como o importador procuram evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitos. Para isso, ao remeter a mercadoria ao exterior, o exportador deve tomar algumas precauções para receber o pagamento. Por sua vez, o importador também necessita de segurança quanto ao devido recebimento da mercadoria, nas condições acertadas com o exportador.
Portanto, definir com clareza a forma de pagamento que deverá ser observada em uma operação de exportação é de fundamental relevância para ambas as partes. Assim, a escolha da modalidade de pagamento normalmente é feita de comum acordo entre o exportador e o importador e depende, basicamente, do grau de confiança comercial existente entre as partes, devendo atender simultaneamente aos interesses do exportador e do importador.
As principais modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional são:
Pagamento Antecipado (Advanced Payment)
Cobrança Documentária (Sight Draft)
Carta de Crédito (Letter of Credit - L/C).
Remessa sem Saque (Clean Collection)
Pagamento Antecipado (Advanced Payment)
Na modalidade de Pagamento Antecipado, o importador paga ao exportador antes do envio da mercadoria. Trata-se da opção mais interessante para o exportador, que recebe antecipadamente o pagamento. Porém, o risco maior é assumido pelo importador, que pode receber a mercadoria em condições diferentes das combinadas com o exportador, ou pior, não recebê-la. Embora o Pagamento Antecipado não seja procedimento muito adotado, pode ocorrer quando houver relação de confiança entre as partes envolvidas, podendo ainda ser utilizado entre matrizes e filiais, e também pela empresa importadora que procura garantir-se quanto a possíveis oscilações futuras de preço. Tão logo a mercadoria seja embarcada, o exportador deverá encaminhar ao