Modalidade de pagamentos
MODALIDADES DE PAGAMENTOS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Para que uma operação de compra e venda internacional seja realizada com sucesso é imprescindível que tanto o exportador quanto o importador tenham conhecimento de todos os seus direitos e obrigações em relação aos aspectos que envolvem o negócio.
Este conhecimento sobre as modalidades de pagamento é de suma importância para qualquer profissional da área de comércio exterior, pois se for mal conduzida ou inadequada, podem redundar em prejuízo para ambas as partes.
De todas as modalidades de pagamento existentes, a carta de crédito é a que oferece maior respaldo ao exportador, pois envolve uma operação garantida por um ou mais bancos, que se responsabilizam pelo pagamento ; e oferece, também, garantias ao importador, pois estabelece que suas determinações serão cumpridas pelo exportador.
MODALIDADES
Pagamento Antecipado
Emprega-se o pagamento antecipado, ou seja, antes do embarque da mercadoria, principalmente nos casos em que haja necessidade de o importador fornecer ao exportador os meios financeiros necessários para o atendimento do pedido de compra. Ocorre, por exemplo, na compra de máquinas e equipamentos especialmente construídos para o comprador.
Pode ocorrer, também, no caso de mercadoria de valor reduzido, como a compra de um livro, ou quando o importador não é conhecido nos meios comerciais ou ainda, quando a situação política do país for instável. È a modalidade de pagamento que representa maior risco para o importador, pois o mesmo paga antes de receber a mercadoria.
Remessa Direta de Documentos
Nesta modalidade, o exportador embarca a mercadoria e remete a documentação diretamente ao importador, para que este providencie o despacho aduaneiro (procedimento pelo qual o importador desembaraça a mercadoria, seja a título definitivo ou não, junto à Secretaria da Receita Federal) e, posteriormente, remeta o pagamento ao