Metabolismo dos nutrientes
COBALAMINA – B12
A cobalamina atua como coenzima em diversas reações químicas intracelulares, é essencial para biossíntese de ácidos nucléicos (DNA e RNA) e nucleoproteínas.
Atua também na maturação das células sanguíneas, pode estar relacionada com certas anemias, especialmente anemia perniciosa.
Essencial para o funcionamento correto de todas as células do organismo (em especial as do trato gastrointestinal, tecido nervoso e medula óssea), portanto esta relacionada ao crescimento; no sistema nervoso na bainha de mielina, associado à absorção e ao metabolismo do ácido fólico e envolvida no metabolismo dos macronutrientes.
FONTES:
Na dieta humana, a vitamina B12 é fornecida principalmente por produtos animais, em particular a carne de órgãos (fígado, rins, coração, cérebro). Outras boas fontes são o peixe, os ovos e os laticínios.Os alimentos de origem vegetal são essencialmente desprovidos de vitamina B12. As bactérias nos intestinos sintetizam a vitamina B12, mas em condições normais, não em zonas onde ocorre a absorção.
Estabilidade:
A vitamina B12 perde lentamente a sua atividade quando exposta à luz, oxigênio e ambientes ácidos ou alcalinos, mas é estável ao calor. A perda de atividade na cozedura (aproximadamente 70%) acontece com maior probabilidade a partir dos sucos da carne ou em lixiviação para a água, mais do que na destruição.
Absorção:
A vida B12 depende, para sua absorção, do fator intrínseco (enzima muco proteica presente na secreção gástrica), de HCL e Ca.
A deficiência do fator intrínseco que leva a não absorção da B12 causa anemia perniciosa, que se caracterizam pelo aparecimento de células vermelhas maiores e imaturas e em número menor que o normal.
A anemia megaloblástica, em conseqüência da relação da B12 com o folato, caracteriza-se pela formação defeituosa de células vermelhas.
Podem ocorrer alterações neurológicas (como desmielinização da medula