O Objectivo Dos Sistemas De Transporte Que Todas As C Lulas Recebam Os Nutrientes Necess Rios E Libertem Os Produtos Resultantes Do Seu Metabolismo
1409 palavras
6 páginas
O objectivo dos sistemas de transporte é que todas as células recebam os nutrientes necessários e libertem os produtos resultantes do seu metabolismo.Estes sistemas realizam a circulação da água da raiz até às folhas sendo nestas elaborados os compostos orgânicos que se vão distribuir a todas as células.
Estes sistemas existem apenas nos seres complexos pois nos unicelulares ou muito simples as trocas ocorrem entre as células e o meio exterior por osmose, difusão facilitada, transporte activo, endocitose e exocitose.
As plantas que apresentam estes sistemas dizem-se VASCULARES enquanto outras como o musgo são NÃO VASCULARES e como tal, para terem acesso à água colonizam meios húmidos.
Nas plantas vasculares existe um duplo sistema de condução utilizando para isso 2 tipos de tecidos condutores : o xilema ou lenho e o floema ou liber os quais têm uma distribuição diferente consoante façam parte da raiz, do caule ou da folha.
O xilema conduz a água e os sais minerais e o floema, os compostos orgânicos resultantes da fotossíntese.
RAÍZ _ fotografia e esquema
Os feixes condutores são simples e alternos isto é, os feixes de xilema alternam com os feixes de floema.
Os caules têm feixes condutores duplos e colaterais, pois cada feixe possui xilema e floema e estes tecidos estão colocados lado a lado. O floema situa-se na parte externa do feixe e o xilema na parte interna.
ESTRUTURA DO CAULE
Nas folhas os feixes condutores são duplos e colaterais estando o xilema voltado para a página superior.
ESTRUTURA DA FOLHA
Comparação entre o transporte no xilema e no floema
Absorção Radicular
A água entra na planta por absorção radicular
A raiz é constituída por um conjunto de células que se mantêm isotónicas, mas em relação ao solo elas são hipertónicas, o que significa que a solução do solo é hipotónica tendo por isso um potencial hídrico elevado e uma pressão osmótica menor que as células epidérmicas da raiz. Assim a água do solo vai movimentar-se para o interior