Persolalidade Dos Jovens Em Forma O

362 palavras 2 páginas
Durante a adolescência o jovem forma sua personalidade e a individualidade e é também o período em que eles estão mais vulneráveis às drogas. Então, como desenvolver ações educativas na prevenção do uso de drogas entre adolescentes, haja vista estudos associarem fatores socioeconômicos e o envolvimento familiar como fatores de risco para o consumo de álcool e outras drogas pelos jovens/adolescentes?

A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa fase, o jovens adolescentes não aceitam muito as orientações, pois estão testando as possibilidades da vida adulta, influenciados pelas mídias consumistas e por pessoas de varias indoles que os rodeiam. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afastam-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado e controlado, mas por meio de medidas e ações educativas na prevenção do uso de drogas por meio dos órgãos públicos e no próprio seio familiar e possível afastar o perigo das drogas dos adolescentes, incentivando-os a praticar esportes, conviver entre pessoas que cultivam bons hábitos, socializando-os com um mundo saudável. Atualmente em nosso Estado vários órgão como o da Segurança Pública (PM, PC, BM e GM) e da Secretaria de Educação e Assistência Social interagem com programas em escolas e comunidades que visam nortear os jovens sobre o perigo do mundo das drogas, e cada vez mais alcançam êxito, trazendo o adolescente a consciência de ser um cidadão, livre do mundo do crime.

Adolescência e o período do desenvolvimento humano entre a infância e a idade adulta e que abarca desde a puberdade o completo desenvolvimento do organismo. A adolescência é, por outras palavras, a

Relacionados

  • Uma historia sem Classe
    4733 palavras | 19 páginas