1
Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
Administração é um processo contínuo de tomada de decisões estruturadas e não estruturadas, por meio do planejamento, organização, direção e controle do uso de recursos, visando o alcance de objetivos organizacionais e sociais.
EFICIÊNCIA X EFICÁCIA
AS ORGANIZAÇÕES
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Características comuns às organizações: têm um propósito ou uma finalidade que lhe confere uma razão para existir; são compostas por pessoas; têm uma estrutura que define e delimita o comportamento e as responsabilidades de cada membro.
Exemplos: Empresas, Igrejas, Clubes, Sindicatos, ONG’s, Associações, Hospitais, Órgãos Públicos.
ADMINISTRADORES OU GESTORES:
Pessoas que trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras.
Têm a responsabilidade de ajudar os trabalhadores operacionais a alcançar os objetivos da organização.
Podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis.
TRABALHADORES OU FUNCIONÁRIOS:
Pessoas que executam tarefas, e não têm responsabilidade de supervisão sobre o trabalho de outros.
PERSPECTIVAS DA ADMINISTRAÇÃO
As organizações tradicionais passarão por profundas mudanças devido a três fatores: Mudanças rápidas e inesperadas nas áreas da tecnologia, do conhecimento em geral, além da explosão populacional, causando novas e crescentes necessidades. Crescimento e expansão das organizações, que se tornam complexas e globalizadas, o que as torna muito mais difíceis de administrar. Atividades que exigem pessoas que detenham competências variadas e especializadas, especialmente de comunicação e de coordenação, e a sua rápida atualização em função das mudanças.