TIPOS DE PLANOS
Ensinar não é transferir conhecimentos, mais criar possibilidades para sua construção ou produção. (Paulo Freire),
O planejamento deve estar presente em todas as etapas e atividades escolares. É a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nesta etapa que as metas são articuladas a estratégias e ambas são ajustadas as possibilidades reais.
Plano de ensino
O Plano de Ensino é elaborado pelo/a professor/a responsável pela cadeira, que nem sempre é aquele/a que a está ministrando. As atividades em sala de aula deverão ser baseadas no Plano de Ensino, que precisa ser atualizado de semestre em semestre se houver modificação, e aprovado pela COMGRAD. O Plano de Ensino deve ser apresentado aos alunos até o primeiro dia de aula daquela atividade, via Portal do Aluno, podendo também ser entregue em sala de aula ou por e-mail.
O Plano de Ensino deve apresentar, obrigatoriamente, alguns itens relativos às atividades ministradas em sala de aula:
a) identificação, contendo nome do departamento, nome da atividade de ensino, curso(s) de oferecimento, pré-requisitos por curso, etapa aconselhada no curso, corpo docente, súmula, regulamento ou plano de atividades, créditos quando aplicável, e carga horária;
b) os objetivos;
c) o conteúdo programático na forma de unidades ou sequências;
d) a metodologia adotada;
e) o cronograma de atividades;
f) as experiências de aprendizagem;
g) os critérios de avaliação;
h) as atividades de recuperação;
i) a bibliografia básica.
Preste atenção
O conteúdo do Plano de Ensino é apenas uma previsão para as atividades de sala de aula. Isso significa que, a qualquer momento, o/a professor/a pode adaptá-lo para melhor rendimento em sala de aula. Isso deve ser feito sempre com a concordância dos alunos.
O/A professor/a pode incluir em suas aulas a atuação aluno/a pós-graduando/a. Nesse caso, essa atuação deve estar prevista no respectivo Plano de Ensino.
O Plano de Ensino contém todas as