Relatorio
Segundo Gallahue e Ozmun (2003, p8 ), experiências e resultados de inúmeras investigações têm demonstrado que em certos períodos da vida o indivíduo não pode atingir o aperfeiçoamento de suas capacidades se não for sujeito a estímulos através de variadas formas de atividade. Assim, a criança, física e cognitivamente normal, progride seqüencialmente de um estágio a outro, influenciada pela maturação e pela experiência. Tal seqüência de progressão ao longo do estágio inicial, elementar e maduro é a mesma para a maioria das crianças, porém, o ritmo em que as mudanças ocorrem varia entre as crianças tanto pela influência ambiental quanto pela oportunização à prática, diferindo de uma tarefa motora para outra.
O desenvolvimento motor ocorre em quatro fases: Movimentos Reflexos, Movimentos Rudimentares, Movimentos Fundamentais e Movimentos Especializados.
Gallahue e Ozmun (2003) ainda apontam que o movimento pode ser dividido em três categorias: Movimentos Estabilizadores, Movimentos Locomotores e Movimentos Manipulativos. Desenvolvimento motor é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princípios básicos para fundamentar a ação pedagógica, Rosa Neto (2002).
Para Gallahue e Ozmun (2003), “o desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente”.
O processo de desenvolvimento motor está basicamente relacionado com alterações no comportamento motor. Essas alterações são provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia), do ambiente (experiência) e da tarefa em si (físico-mecânicos). Esse processo de desenvolvimento motor pode