As modalidades de pagamento internacional, seus riscos e responsabilidades.
MARCO ANTONIO DE LORENZO Professor da disciplina Comércio Exterior, FACESM marcoalorenzo@yahoo.com.br Resumo: O presente artigo tem o objetivo de descrever as principais modalidades de pagamento internacional e seus respectivos riscos para ambas as partes envolvidas na negociação, tanto importadora (comprador) como exportadora (fornecedor). Apresenta também, fluxogramas de cada modalidade para facilitar ao leitor o entendimento do vaivém de documentos internacionais e sugere um quadro-resumo das características de cada operação. Palavras-chave: Pagamentos Internacionais, riscos, responsabilidades.
Abstract: The present article has the objective to describe the main modalities international payment and its respective risks to both of involved parts in the negotiation, as far as importer (buyer) exporter (supplier). It also presents a flowchart of each modality to facilitate the understanding of the swing of international documents and suggest a Resume-Board with each operation characteristics. Keywords: International Payments, risks, responsibilities.
1. Introdução Durante uma negociação internacional de compra ou venda é importante que o exportador e o importador saibam quais as implicações, os custos, seus riscos e as responsabilidades que cada modalidade de pagamento imputa às ambas as partes, sob pena da negociação contemplar interesses de apenas uma das partes em detrimento da outra. Há casos em que a negociação fracassa e o exportador perde a venda não devido à falta de competitividade de seu produto, mas sim pelo desconhecimento das normas internacionais que regem as diferentes formas de pagamento que impedem um acordo que satisfaça ambas as partes. Normalmente os exportadores em sua primeira negociação com um novo cliente tentam se resguardar ao máximo exigindo pagamentos antecipados ou cartas de crédito como forma de pagamento. Já em casos onde há um histórico de negociações,