incoterms
Incoterms
(International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio)
Acadêmicos: Pedro Augusto Rost / Riquiel Zordan
Disciplina: Introdução ao Sistema Portuário
11/08/2013
O documento apresenta o entendimento sobre os Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio)
Univali – Universidade do Vale do Itajaí 11/08/2013
Tecnologia em Gestão Portuária
Incoterms
Os Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio), surgiram em 1936, quando a Câmara Internacional do Comércio (International Chamber of Commerce) – CCI, com sede em Paris interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comércio internacional. Em virtude do constante aperfeiçoamento nos processos de negociação e logístico, os incoterms passaram por diversas modificações ao longo dos anos, o que gerou um novo conjunto de regras, conhecido como Incoterms 2000, que entrou em vigor a partir de 01/01/2000, e vigorou até 31/12/2010. A partir de 1º de janeiro de 2011 entrou em vigor a versão Incoterms 2010, que não incorpora quatro termos da versão 2000 e inclui dois novos termos, reduzindo de treze para onze o número de Incoterms. Observando-se, entretanto, que as versões 2000 e anteriores continuam valendo e podem ser aplicadas desde que haja vontade manifesta das partes envolvidas.
Os referidos termos tem por finalidade definir, dentro do contrato de compra e venda internacional os direitos e obrigações do exportador e do importador, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.
Conforme supra citado os Incoterms 2010, incorporam 11 condições de venda, classificadas como:
GRUPO
INCOTERMS
DESCRIÇÃO
E de Ex (PARTIDA - Mínima obrigação para o exportador)
EXW - Ex Works
Mercadoria entregue ao comprador