etudar
(Teoria 3)
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Direitos Reservados
Rua Argentina, 2357 - América
Barretos - 14783-192 - SP
Nessa Teoria III você descobrirá como funcionam os circuitos divisores de tensão e saberá porque eles são importantes nos circuitos eletrônicos em geral.
Tópicos (para navegar)
O divisor de tensão
Sensores de temperatura
Ponte de Wheatstone
Sensores de som
Sinais de interruptores
Conclusão
O divisor de tensão
Você vai ficar sabendo o que é isso, mas não tenha pressa. Acompanhe atentamente o capítulo e deixe a explicação aparecer naturalmente.
A ilustração acima mostra um resistor dependente da luz, um LDR, e seu símbolo nos circuitos de eletrônica.
A parte sensível à luz, no LDR, é uma trilha ondulada feita de sulfeto de cádmio. A energia luminosa inerente ao feixe de luz que atinge essa trilha, provoca uma liberação de portadores de carga elétrica além do normal, nesse material. Essa quantidade extra de portadores faz com que a resistência do elemento diminua drasticamente conforme o nível de iluminação aumenta.
Um sensor de luz usa um LDR como parte de um divisor de tensão.
O circuito básico de um divisor de tensão, por vezes também denominado "divisor de potenciais elétricos" é o ilustrado a seguir:
Como você pode ver, foram conectados dois resistores em séries, sendo a associação alimentada pela tensão Uentrada, freqüentemente proveniente da fonte de alimentação.
A tensão de saída, Usaída, é recolhida sobre o Rde baixo e a expressão que permite seu cálculo é a indicada sob a figura.
É recomendável a memorização (e "traquejo") dessa expressão visto o grande número de aplicações desse simples divisor de tensão.
O que acontecerá se um dos resistores do divisor de tensão for substituído por um LDR?
No circuito acima, o Rde cima é um resistor de 10 k e o Rde baixo foi substituído por um LDR.
Suponha que o LDR adquirido tenha resistência de 500 (0,5 k) sob luz brilhante e