Formas de Pagamento Comercio Exterior
FORMAS DE PAGAMENTO
NO
COMÉRCIO EXTERIOR
Nome: Pamela da Silva Rodrigues Gomes
RA: 2013587
DP- N1
Formas de Pagamento
Quando falamos em transações comerciais no comércio exterior tanto o exportador , quanto o importador devem evitar os riscos ao remeter a mercadoria ao exterior, o exportador deve tomar certas precauções para receber o pagamento. Por sua vez, o importador necessita de segurança quanto ao devido recebimento da mercadoria, nas condições acertadas com o exportador. Definir com clareza a forma de pagamento que deverá ser observada em uma operação de exportação é de fundamental relevância para ambas as partes. Assim, a escolha da modalidade de pagamento deve atender simultaneamente aos interesses do exportador e do importador.As modalidades de formas de pagamentos mais utilizadas são Pagamento antecipado, remessa sem saque ,cobrança documentária e a carta de crédito.
No pagamento antecipado,embora essa modalidade não seja um procedimento muito adotado, ela ocorre geralmente quando se tem uma relação de confiança entre os envolvidos,no pagamento antecipado o importador paga ao exportador antes do envio da mercadoria. Trata-se da opção mais interessante para o exportador, que recebe antecipadamente o pagamento. O risco é assumido pelo importador, que pode não receber a mercadoria ou recebê-la em condições não acordadas anteriormente com o exportador. Pode ainda ser utilizado entre matrizes e filiais, e também pela empresa importadora que procura garantir-se quanto a possíveis oscilações futuras de preço.
A mercadoria quando embarcada, o exportador deverá encaminhar ao importador os documentos originais de exportação, para que este possa desembaraçá-la no ponto de destino, bem como fornecer cópias desses documentos ao banco responsável pela contratação do câmbio.
Outra forma de pagamento é a Remessa Sem Saque , essa modalidade de pagamento é de alto risco para o exportador Embora seja uma transação que beneficie o importador