Padrões de Manipulação Grande Imprensa
AULA – 28/08/2014
ESCOLHA DE PAUTA – Reaproveitamento de entulhos
A grande estrela do telejornalismo é a reportagem. Propõe uma forma diferente.
Produtos do telejornalismo (Livro Telejornalismo)
Boletim – não propõe a edição. Duas entrevistas no máximo. Repórter fica amarrado. A proposta é amarrar e enviar para o ar.
Reportagem – Porque ao repórter apurar a informação em vários lugares, com várias fontes e a edição. A exigência da reportagem é a elaboração do repórter. Como vai contar essa história (maior dificuldade da reportagem).
Alternativas para reportagem: Elaborar um pré-roteiro para nortear a estrutura da reportagem. Costurar as ideias com os fatos. A principal notícia vem no início (na cabeça).
O texto do repórter é o segundo passo da reportagem. A cabeça é feita pelo editor. A pirâmide invertida. A finalização é voltada para o futuro. A pirâmide invertida é o jornalismo invertido.
Roteiro de uma reportagem
1- Notícia principal (lead do impresso). O que, quando, como, onde, porque...
2- Fontes e entrevistas costuradas com o contexto;
3- Finalização voltada ao futuro;
Elementos que compõe reportagem:
- Passagem: o repórter aparece no reportagem;
- Entrevista (Sonora) / Imagens / Trilha / Off para contar a história
Para que serve a passagem: Quatro tipos de passagem (Uma informação que não está no off). Passagem de destaque com o repórter destacando a informação.
Passagem: Destacar o evento da reutilização de entulhos. Cenário: Moedor dos entulhos. Seguida sonora do criador do negócio.
A passagem pode vir no começo, no meio e no fim. A passagem deve destacar o conteúdo da notícia.
Passagem participativa: Exemplo da reportagem gastronômica, onde o repórter saboreia o bolinho, etc, etc..... Aparece muito no programa de Ponta a Ponta da TV TEM....
Na passagem participativa o repórter aparece mais que a notícia. É mais recomendável ouvir a opinião de alguém do que o repórter saborear o bolinho, por exemplo.
Passagem de