marcha analitica grupo 1
ANÁLISE SISTEMÁTICA CÁTIONS GRUPO 1
NOME: TATIANE MONTE DUTRA TURMA: 1TQINB 14
PORTO ALEGRE, 21 DE NOVEMBRO DE 2014.
INTRODUÇÃO Uma análise qualitativa consiste na identificação dos constituintes de uma amostra podendo ser de natureza mineral, vegetal ou animal. Assim para fins de análise qualitativa, os cátions (íons com carga positiva) foram classificados em cinco grupos.
Os cátions do grupo 1 formam precipitados brancos quando entram em contato com o ácido clorídrico diluído. Sendo os íons classificados por: Chumbo (Pb+), que em contado com o ácido dito acima fica cloreto de chumbo, prata (Ag+), que com o ácido fica cloreto de prata, e o mercúrio (I) (Hg22+), que forma cloreto de mercúrio.
A quantidade de substancia a ser adicionada em um determinado volume de solvente para formar uma solução saturada é chamada de solubilidade da substancia. É suficientemente bom verificar que, em determinadas substancias, existe um limite de solubilidade até mesmo para as substancias iônicas mais solúveis e que mesmo as substâncias iônicas classificadas como insolúveis se dissolverão em uma extensão muito pequena. OBJETIVO Separar e identificar os cátions do primeiro grupo, por meio de um estudo sistemático de reações por via úmida. MATERIAIS
Uma estante com dez tubos de ensaio;
Manta elétrica;
Pisseta com água destilada;
Centrífuga;
Béquer de 300 ml;
Pipeta volumétrica de 5,0 ml.
REAGENTES
Solução de ácido clorídrico 2,0 mol/L;
Solução de nitrato de chumbo 0,05 mol/L;
Solução