AMBENTE ENERGIA E SOCIEDADE
Exercício 12
TEMA: Etanol e Biodiesel
1- De acordo com o artigo “Energia verde” de Guarieiro e colaboradores (2011), existem uma série de vantagens da utilização do etanol na área social, econômica e ambiental, mas também uma série de desvantagens no setor ambiental. Assim, descreva uma vantagem da produção e utilização do etanol como combustível para cada uma das áreas (social, econômica e ambiental) e três desvantagens na área ambiental.
Na área social, proporciona ganhos como a geração de postos de trabalho. Na área econômica o biodiesel, especificamente para o Brasil, possibilita a redução nas importações de petróleo e diesel refinado. Na área ambiental, o novo combustível, mesmo misturado ao diesel de petróleo, pode trazer claros benefícios para o ambiente. Um deles é a redução da emissão de gases indesejáveis, incluindo os envolvidos na aceleração do ‘efeito estufa’ (o aquecimento global da atmosfera), como óxidos de enxofre (SOx), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx), e de material particulado. 3 DESVANTAGENS:
• A ampliação desordenada da área de cultivo de oleaginosas, de forma a evitar a derrubada de florestas e, em consequência, a intensificação da perda de biodiversidade e de serviços ecológicos.
• O uso de agrotóxicos, resulta em maior contaminação do solo, do ar atmosférico e dos corpos d’água.
• Ao uso intensivo de captação de água nos aquíferos, que contribuem para a redução da quantidade de ‘água limpa’ disponível.
2 Dias (2007) em seu artigo intitulado “Um desafio novo: o biodiesel” apresenta uma clara discussão sobre o custo e a eficiência da matéria-prima utilizada no Brasil para produção de biodiesel. Apresente uma explanação sobre o custo e eficiência das sete oleaginosas evidenciadas no artigo.
Os custos de produção sugerem uma elevada dependência da matéria-prima utilizada, aproximadamente 85% do custo de fabricação. Em outros