Resenha do texto Significado político da manipulação na grande imprensa
O texto a seguir é uma resenha do capitulo “Significado político da manipulação na grande imprensa”, do livro “Padrões de manipulação na grande imprensa”, do autor Perseu Abramo. Este texto foi escrito de maneira corrida, é dividido por tópicos e sub-tópicos.
O autor começa o texto abordando sobre a manipulação na área jornalística. Comenta sobre a relação da realidade com a imprensa e afirma que no lugar da realidade real existe uma realidade artificial, irreal, criada e desenvolvida pela imprensa. Assim cada leitor tem, para si, uma realidade que, na sua maioria, não é real. Ele ainda comenta que, desta maneira, os leitores vivem em um mundo que não existe e que foi artificialmente criado.
Perseu classifica os padrões de manipulação que são observáveis na produção do jornalismo, estes devem ser tomados como modelos de manipulação, em torno dos quais a maioria das matérias jornalistas gira. Cita que tem, pelo menos, quatro padrões: Padrão de ocultação, que se refere à ausência e a presença dos fatos reais na produção da imprensa; Padrão de fragmentação, que é a eliminação de fatos definidos como não jornalísticos; Padrão da inversa, que é a fragmentação do fato em aspectos particulares, com reordenação de suas partes, substituição de outras; Padrão de indução, que é a indução do leito para que este veja o mundo não de maneira real, mas da maneira que se deseja.
Posteriormente o autor aborda sobre a objetividade e a subjetividade no jornalismo. Afirma ainda que seja importante para um jornalista que este seja neutro, imparcial, isenção e questiona até que ponto deve ter honestidade. No tópico relacionado ao significado político da manipulação, ele afirma que se pode chegar à conclusão de que há uma hipótese de que a manipulação da informação é deliberada, tem um significado e um propósito.
O texto, como um todo, é bem dividido (em tópicos e sub-tópicos), de maneira fluente e