Padronização de Tiocianato de Potássio
PADRONIZAÇÃO DE TIOCIANATO DE POTÁSSIO
INTRODUÇÃO
A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio desse processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução e questão.
Uma solução padrão é a solução cuja concentração é conhecida, esta pode ser preparada a partir de uma substância primária, a qual medida a massa, que depois é dissolvida num solvente apropriado e posteriormente diluída num balão volumétrico; ou de padrões comerciais, que são fornecidos em ampolas hermeticamente fechadas e que se diluem num balão volumétrico.
O método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida e frequentemente designado como reativo-titulado se regula e se mede de alguma maneira, requerendo-se um método de indicação para saber quando a quantidade do juntado é precisamente suficiente para reagir quantitativamente com a substância de que se determina.
Por conseguinte, conhecendo a proporção em que reagem as substâncias e tendo determinado a quantidade de uma substância (o reativo titulado) necessária para reagir nesta proporção, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substância presente no frasco da reação.
MATERIAIS E REAGENTES:
Erlenmeyer
Pipeta volumétrica
Suporte universal
Bureta
Bequer
Proveta
Tiocianato de Potássio
Água destilada
Nitrato de Prata
Ácido Nítrico
Sulfato férrico amoniacal
METODOLOGIA:
Foi preparada uma solução de 0,4g de tiocianato de potássio em 1L de água para todos os grupos para ser usado como indicador.
Foi pipetado 1,5 ml de ácido nítrico numa bureta, preenchido com água até 10 ml, tirado 2 ml e colocado em um erlenmeyer. Nesse mesmo erlenmeyer