engenharia produçao
GLEIDIANE FAZOLO
TRABALHO DE estruturas lajes nervuradas cogumelo E PROTENDIDAS
LINHARES
2014
TRABALHO DE estruturas
Trabalho de estruturas apresentado ao Curso Técnico em Edificações do CETEC – Escola Técnica Cristo Rei como requisito parcial para aprovação no curso.
LINHARES
2014
Sumário
1. Introdução
O objetivo do trabalho realizado pela aluna do cetec é demonstrar as vantagens e desvantagens das estruturas lajes mostrar sua utilização . Com base em pesquisas realizadas pela aluna e também em aprendizado em sala de aula, foram citados assuntos com base na temática, como: lejes nervuradas ,lajes cogumelo lajes protendidas ,sua vantagens e desvantagens e utilização Com o intuito de difundir e apresentar o tema aos nossos colegas de classe e à responsável pela proposta do trabalho é que este foi elaborado.
2.0 LAJE NERVURADA A laje nervurada é uma técnica conhecida e muito utilizada desde o período A.C.,quando as estruturas horizontais reticuladas (semelhantes às lajes nervuradas) eram empregadas por serem mais rígidas com menos material.
A NBR 6118:2003 define lajes nervuradas como "lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.". Elas são, na verdade, nada mais do que um conjunto de vigas que se cruzam e que são solidarizadas por uma capa ou mesa de compressão.
Em relação à laje maciça, a laje nervurada é mais econômica por eliminar o concreto desnecessário na região tracionada. Por ter mais altura que a maciça de mesma inércia, a laje nervurada reduz também a ferragem.
Há três tipos de lajes nervuradas: a laje moldada no local, laje com nervuras pré-moldadas e lajes nervuradas com capitéis e com vigas-faixa. Todas são feitas "in-loco", ou seja, precisam de molduras e escoramento.
Foi o