Relatorio de quimica
Introdução à Química Experimental – CQ092 Turma B
Universidade Federal do Paraná
Curitiba, 2012
1.INTRODUÇÃO
Muitos compostos químicos em soluções aquosas formam ou separam íons nos processos de ionização e dissociação. Na ionização, ocorre uma perda dos elétrons para gerar íons a partir de átomos ou moléculas. Em um processo de dissociação, íons são fornecidos à solução na dissolução de eletrólitos. Eletrólitos fracos, que geralmente envolvem os ácidos e as bases fracas, são maus condutores de corrente elétrica; já os fortes, que sofrem a dissociação completa em uma solução, são os sais, os ácidos e bases fortes.
2.OBJETIVOS
Reagir diferentes soluções aquosas, a fim de identificar cada composto e verificar a solubilidade e o caráter das substâncias, observando as propriedades organolépticas e a diferença dos estados iniciais e finais da mistura de cada reação.
3.MATERIAIS E MÉTODOS Para o experimento, foram utilizados tubos de ensaio pequenos para reagir seis soluções aquosas entre si: A, B ,C ,D, E e F. Os líquidos A, B, C, D eram incolores, o E era azul e o F, amarelo com um cheiro característico. Como foram misturadas 15 gotas de cada frasco, dois a dois, foram obtidas 15 reações diferentes: AB, AC, AD, AE, AF, BC, BD, BE, BF, CD, CE, CF, DE, DF, EF. Sabe-se que as soluções aquosas eram:
Hidróxido de sódio (NaOH);
Carbonato de sódio (Na2CO3);
Ácido sulfúrico (H2SO4);
Sulfato de cobre II (CuSO4);
Sulfeto de potássio (K2S);
Acetato de zinco (ZnCH3COO-).
4.EXPERIMENTO
Reações
Observações
AB
Formou um precipitado branco. Após agitação, um líquido leitoso.
AC
Formou uma mistura heterogênea de um líquido branco. Após agitação, houve a formação de um corpo de fundo.
AD
Não houve mudança de cor; os líquidos apenas se misturaram em uma fase incolor.
AE