Método de Volhard
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS - EQA
CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA
Ana Luiza Terra (48.151)
Daiane A. Schmatz (48.182)
Juliana G. Zilli (48.187)
Lucia Rivero (57.145)
Determinação do teor de cloretos pelo
Método de Volhard
Disciplina: Química Analítica Experimental
Professor: Carlos de Andrade
Rio Grande
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
2.1 MATERIAL E MÉTODO 4
2.1.1 Material 4
2.1.2 Método 6
2.2 RESULTADOS E CONCLUSÃO 6
3 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final. Infelizmente estas condições somente são alcançadas em poucas reações, devido a falta de um modo adequado de localizar o ponto de equivalência, por outro lado, em algumas reações este ponto pode ser identificado pela simples visualização do momento em que deixa de ocorrer a precipitação.
Um obstáculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitação é que não há existência de indicadores gerais. Assim, nas volumetrias de precipitação, os indicadores utilizados são específicos de cada titulação, dependendo da reação química que lhes serve de base.
Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata (AgNO3). São chamados de métodos argentimétricos e são usados na determinação de haletos e de alguns íons metálicos. Para a determinação do ponto final, podemos utilizar três métodos: Método de Mohr, Método de Volhard e Método de Fajans, destacando os dois primeiros.
O método de Mohr é um método com formação de um sólido colorido, e é aplicado à determinação de